Um ensaio para que tudo esteja conforme manda o carnaval do Recife. Com esse propósito, cerca de 150 músicos se reuniram, nesta segunda-feira (16), no Marco Zero, às 19h, para a passagem de som. O Orquestrão, como é chamado a reunião das orquestras, sob a regência de vários maestros, fará parte do encerramento das festividades de Momo, que acontecerá na Terça-feira de Carnaval (24).
De longe, já era possível sentir a harmonia dos instrumentos, mesmo ouvindo apenas trechos das tradicionais músicas carnavalescas, como “Cabelo de Fogo”, do maestro Nunes. A percussão foi a primeira a fazer os últimos ajustes, seguida dos trompetes e trombones e saxofonistas. O músico Wellington Lima, 21 anos, da Orquestra Henrique Dias, treinava atrás do palco, enquanto esperava a ordem do ensaio. Lentamente, o jovem acertava as notas através da pressão do ar que fazia no bocal. “Toco trompete há sete anos, sendo três anos tocando no carnaval. A cada ano a emoção é maior”.
Quem estava acompanhando todos os preparativos era o maestro Spock, que promete ousar neste carnaval. “Quero mostrar nas apresentações o que a gente vem fazendo pelo Brasil e no exterior. Nossa missão vai ser apresentar o frevo de palco. Queremos que as pessoas ouçam o ritmo com mais clareza, não apenar dancem”, comenta ele. A idéia teve a aprovação imediata do amigo, instrumentalista e compositor, Zé da Flauta, que concorda em apresentar o frevo a partir de outros ângulos. Ele completa, dizendo que o ritmo, símbolo principal do carnaval, deve ser visto, também, pela ótica do músico. “Chama-se fazer frevo com amor”, explica o artista.
Está marcada para a apoteose a regência de nove maestros, entre eles primeira e nova geração. Durante a cerimônia, cada um entoará uma música de autoria. Além do maestro Spock, participarão do encerramento Duda Menezes, Clóvis, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Nunes, Fábio Cézar, Forró e as maestrinas Carmem Lúcia e Lourdinha. Juntos, eles farão uma homenagem ao maestro Geraldo Santos, falecido em 2007. Entre os cantores confirmados, estão Alceu Valença, Lenine, Claudionor Germano, Edgar Morais, Nena Queiroga e Geraldo Maia. “Estamos ensaiando bastante nessa reta final. A média tem sido de três a quatro encontros semanais”, completa Spock.
Ensaios – Haverá outra passagem de som, nesta terça (17), novamente no Marco Zero. O ensaio geral acontece no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções do Recife, até a próxima quarta-feira (18), das 9h30 às 13h.
Veiculada em http://www.carnavaldorecife.com.br/noticias.php?cod=731